![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQAijau8lpEK3kQSS_LfyvnTC0JglmDqf4K-pSOVzIdbUMFvkobA9p1fETrEIkO1V1Tbvzqx9iJ_hhzervn8yE1aNQ0H8Ahs8cqJf9ctAGdV5NqGQROOudLnanqNCzTtIgO73gPAfwM-cQ/s660/Uma+Mente+Brilhante.jpg)
Lançamento: 2001 (EUA)
Direção: Ron Howard
Atores: Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly, Paul Bettany.
Duração: 135 min
Gênero: Drama
Classificação: 14 Anos
O filme Uma Mente Brilhante relata a história de um grande matemático americano, John Forbes Nash Jr. O matemático é um rapaz tímido e introvertido, com dificuldades de socialização, no entanto é extremamente inteligente, que está sempre às voltas com a busca de sua idéia original. Gênio precoce, elaborou uma teoria revolucionária sobre economia e, com isso, conseguiu o reconhecimento e o trabalho que buscava.
Durante o exercício de sua função, suas esquisitices são aceitas normalmente, devido ao meio ao qual pertence, que é tolerante com comportamentos extravagantes.
Nash se vê envolvido em conspirações e códigos que o envolve confidencialmente ao serviço secreto dos Estados Unidos. Este envolvimento trás perturbações, que o faz perder o controle sobre sua mente, evidenciando um mundo de paranóia e esquizofrenia.
Durante essas alucinações, Nash decifra códigos secretos ocultos em jornais e revistas. Sua sala de trabalho é absolutamente sigilosa encobrindo um mundo de cálculos.
A partir daí, não se sabe mais o que é real ou o que faz parte da mente de Nash, pondo todos nós a reavaliar a história do filme já transcorrida e decidir o que é real ou irreal.
Paralelamente, existe o romance de Nash com sua aluna Alicia que vê algo além das esquisitices do matemático, casando-se com ele. No transcorrer da história Alicia e Nash lutam para conseguir manter a lucidez em sua mente, e, assim, conseguir em 1994 o Prêmio Nobel de Economia, que, aliás, deveria ser um erro, pois John Nash era matemático.
O filme traz idéias e valores contraditórios que vão sendo mostrados no decorrer da história. No início, fica evidente o preconceito contra o jovem desconhecido ganhador da bolsa da universidade, o individualismo e a competição entre os estudantes. A genialidade e a criatividade de Nash são abordadas em seguida, com referências aos trabalhos desenvolvidos. No final, o que prevalece são a solidariedade, a amizade, o reconhecimento, a tenacidade, o carinho e a vitória acachapante do amor contra todas as adversidades.
O filme aborda a vida de um importante matemático na história do século XX de uma maneira interessante e prazerosa de se ver. Com isso há a grande possibilidade do público não-matemático se interessar um pouco mais sobre Matemática.
O filme em si não traz a Matemática como Ciência, mas sim como parte da vida de um homem que, apesar de ser um gênio, têm suas frustrações, esquisitices, amores, doenças, amizades, assim como qualquer pessoa.
Lançamento: 2006 (República Tcheca, EUA)
Direção: Neil Burger
Atores: Edward Norton, Paul Giamatti, Jessica Biel, Rufus Sewell.
Duração: 110 min
Gênero: Drama
Classificação: 14 Anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário