sábado, 30 de abril de 2011

Engenharia & Ciência da Computação

Engenharia da Computação

É o conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos. O engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. Produz novas máquinas e equipamentos computacionais para ser utilizados em diversos setores, de acordo com as necessidades do mercado. Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. Pode, ainda, planejar e implementar redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos.
Dúvida do Vestibulando.

     QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?
Para planejar e construir computadores, criar sistemas que integram hardware e software e produzir máquinas e equipamentos computacionais, o curso de Engenharia da Computação é o ideal. Já Ciência da Computação prepara o profissional para desenvolver softwares em qualquer área do conhecimento. Ele analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos e gerencia equipes . O curso de Sistemas de Informação forma o especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados. Sua atividade é criar e instalar programas para facilitar consultas.
O mercado de trabalho Os formados nessa área não costumam ter dificuldade para entrar no mercado de trabalho. Com a expansão do parque industrial brasileiro, muitas máquinas automatizadas e operadas por sistemas computacionais passaram a ser usadas, o que fez aumentar a demanda por esse profissional. O bacharel é requisitado para desenvolver softwares que auxiliam o andamento das indústrias e para a operação de equipamentos embarcados automotivos e de aeronaves. Nesse caso, ele pode atuar diretamente na indústria ou trabalhar em empresas prestadoras de serviços. “O setor de agricultura de precisão também procura por esse profissional. Ele faz mapeamento de grandes áreas de agricultura e pecuária para definir, por exemplo, o uso de defensivos a serem usados em cada área e estabelecer a logística do plantio”, afirma o professor Orides Morandin Júnior, coordenador do curso da UFSCar. Diante desse panorama, a expectativa é que haja vagas em todo o país. Para o aluno se recolocar, porém, a maioria das empresas exige o inglês fluente e, em alguns casos, boa aptidão num terceiro idioma.

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).
O curso O currículo traz as matérias básicas de engenharia e outras específicas, como eletrônica, linguagens de programação, circuitos elétricos, circuitos lógicos, redes de computadores e banco de dados. No último ano, o aluno faz um estágio supervisionado e tem a oportunidade de cursar disciplinas eletivas que orientam sua formação para uma área específica da profissão, como a criação de softwares. No projeto de conclusão de curso, ele desenvolve hardwares ou aplicativos para um sistema de computação.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Eng. da Comput. (autom. e contr.); Eng. da Comput. (ênf. em eng. de software); Eng. da Comput. (eng. de software e tecnol. da inf.); Eng. da Comput. (telemática ênf. em redes e telecom.); Eng. de Comput.; Eng. de Comput. (ênf. em software); Eng. de Sist. Dig.; Eng. de Software; Eng. Elétr. (sist. de comput.).
O que você pode fazer Automação industrial e robótica Projetar robôs, sistemas digitais e computadorizados para fábricas.
Desenvolvimento de softwares e aplicativos Criar programas de computadores segundo as necessidades do cliente. Projetar e desenvolver novos sistemas operacionais e linguagens específicas, buscando inovações tecnológicas.
Fabricação de hardware Projetar e construir computadores e periféricos.
Marketing e vendas Planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos de informática.
Suporte Gerenciar redes de computadores em grandes empresas e dar assistência a elas.

-

Ciência da Computação
É o conjunto de técnicas e conhecimentos que possibilitam a criação de programas de informática. O bacharel em Ciência da Computação analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. É ele quem elabora softwares, desde programas básicos de controle de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações, como os utilizados nas pesquisas espaciais e na medicina genética. Presente em todos os setores da economia, também dá assistência aos usuários, mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet. Em indústrias e institutos de pesquisa, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.
O mercado de trabalho As oportunidades de emprego para os profissionais da área de Tecnologia da Informação estão muito boas. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em 2008 o setor teve um déficit de 100 mil trabalhadores. Uma parte dessa carência ainda não foi suprida. Daí o bom momento do mercado que os bacharéis encontram. Apesar disso, as melhores chances ocorrem por meio de estágio. “Empresas de desenvolvimento de soft wares, como Accenture e CPM Braxis, oferecem programas de estágio aos formandos e depois os efetivam; é uma forma de garantir e reter o bom profissional”, afirma o professor Flavio Tonidandel, coordenador do curso de Ciência da Computação, do Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo (SP). Esses bacharéis são contratados para atuar no desenvolvimento de aplicativos para web, de softwares e jogos, entre outros. O Sudeste concentra a maior parte das empresas de Tecnologia da Informação, por isso as melhores oportunidades de emprego estão nessa região.

Salário inicial: R$ 1.105,00 (analista de sistemas; fonte: Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Rio de Janeiro).
O curso O curso exige facilidade para raciocínios abstratos e para envolvimento com verdadeiras maratonas de cálculos. As disciplinas básicas incluem matemática, física, eletricidade, eletrônica, fundamentos da computação e linguagens formais. Fique preparado para o envolvimento também com atividades que buscam o aprimoramento da capacidade de expressão e do relacionamento humano. Entre as matérias optativas estão princípios de interação homem-computador e informação, comunicação e a sociedade do conhecimento. Para que o estudante possa gerenciar o próprio negócio, a maioria dos cursos inclui no currículo disciplinas de administração e empreendedorismo. Na conclusão exige-se uma monografia.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Ciên. da Comput. e Inform.; Inform. de Gestão.
O que você pode fazer Banco de dados Criar programas de computador que organizem, classifiquem, façam a indexação e permitam acesso à informação. Desenvolvimento de softwares e aplicativos Elaborar programas de computador, adaptando-os às necessidades do cliente.
Marketing e vendas Divulgar e vender softwares. Analisar e planejar novos produtos que atendam às necessidades dos usuários.
Suporte Assessorar usuários na compra de equipamentos e programas. Dar manutenção a sistemas e redes de computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário