sábado, 30 de abril de 2011

Mecatrônica & Torno Mecânico

Mecatrônica
    A mecatrônica (português Brasileiro) ou mecatrónica (português Europeu) é uma área que utiliza as tecnologia de mecânica, eletrônica/electrónica e a tecnologia da informação para fornecer produtos, sistemas e processos melhorados, sendo uma das áreas mais novas da engenharia, bem como no nível técnico-profissionalizante, em todo o mundo. O domínio integrado dessas diversas tecnologias é o que se pode chamar de Sistemas Mecatrônocos.
         
DURANTE CARACTERÍSTICAS
    A mecatrônica enfatiza o gerenciamento e o controle e o controle da complexidade dos processos de indústrias modernas que exigem ferramentas sofisticadas para gerar em tempo real seus diversos processos integrados. Devemos também considerar no exercício da mecatrônica, conhecimentos aprofundados em materiais, suas ligas e propriedades físico-químicas. Tais características são fundamentais e determinarão a vida útil de um equipamento ou dispositivos mecatrônico.
            
DEPOIS FORMAÇÃO
     A formação nesta área no Brasil pode ocorre em nível técnico e superior, como é o caso do técnico de nível médio, técnico em mecatrônica, e nos cursos de nível superior que levam as mais diversas denominações como o Tecnólogo em mecatrônica e a Engenharia de Controle  e Automoção. As disciplinas mais comumente encontradas nos cursos de graduação em Engenharia de Controle e Automoção ou Mecatrônica incluem:
     Eletrônica/Eletricidade.

-

 Torno Mecânico
     Se denomina torno mecânico (do latim tornus, este do grego tópvog, gire, vuela) uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta  operam fazendo girar a peça a usinar(presa em um cabeçote) (placa de 3 ou 4 castanhas) ou fixada entre os contra-pontos de centragem) enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material de acordo com as condições técnicas adequadas.
      Esta máquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.
      Pelo desenvolvimento do torno mecânico, a humanidade adquiriu as máquinas necessárias ao seu crescimento tecnológico, desde a medicina até a indústria espacial. O torno mecânico é a máquina que está na base da ciência metalúrgica, e é considerada a máquina ferramenta mais antiga e importante ainda em uso.
                    
          DURANTE A OPERAÇÃO DE TORNEAMENTO
      O torneamento pode ser decomposto em diversos cortes básicos para a seleção de tipos de ferramentas, dados de corte e também para a programação de certas operações. Estamos nos referindo principalmente ao torneamento externo, mas é importante lembrar que existem outras operações mais especificas, como rosqueamento, ranhuramento e mandrilamento. Possui o carro principal para ir de frente para trás, o carro transversal para ir de um lado para o outro(horizontal) possui o carro auxiliar que faz a mesma coisa que o carro principal mas em mm precisos.
                    
DEPOIS CUIDADO COM A SEGURANÇA
       Extremo cuidado é necessário ao operar este tipo de máquina, pois por ter suas partes giratórias, necessariamente expostas, pode provocar graves acidentes. Você não pode utilizar luvas, corrente, anel,roupas com mangas compridas e folgada para que não ocorra risco de sede machucar. As castanhas necessariamente deve ficar protegidas com anteparos, preferencialmente, transparentes, como Policarbonato, e ter um sistema de intertravamento de segurança.
                               
CLASSIFICAÇÃO
        Este equipamento também possui uma classificação em relação ao trabalho efetuado:
Torno CNC: máquina na qual o processo de usinagem é feita por Comandos Numéricos Computadorizados (CNC) através de coordenadas X (vertical) e Z (longitudinal). Sua grande vantagem em relação ao torno mecânico é o acabamento e o tempo de produção.
Torno revolver: torno simples com o qual é possível executar processos de usinagem com rapidez, em pequenas.
Torno vertical: usado para trabalhar com peças com um diâmetro elevado;
Torno horizontal universal: usado para várias funções principalmente em peças de pequeno diâmetro e grande comprimento.

Um comentário:

  1. Anuncie gratuitamente seu torno mecanico em noso site
    http://www.tornosmecanico.com.br

    ResponderExcluir