sábado, 30 de abril de 2011

Negócios Imobiliários & Processos Gerenciais

Negócios Imobiliários

O tecnólogo em Negócios Imobiliários é responsável por garantir ao cliente ou à empresa em que trabalha bons contatos e boas condições de pagamento em suas negociações. Para isso, ele analisa os pontos favoráveis e as desvantagens em venda, compra, permuta, locação de imóveis e administração de condomínios. Elabora planos de ação para o melhor aproveitamento da oferta e da procura no mercado imobiliário, orientando desde a escolha do terreno até as condições de ocupação do bairro ou região onde o imóvel está localizado. Atua na indústria de construção civil, em empresas imobiliárias, administradoras de imóveis, condomínios, escritórios de corretagem e de advocacia na área imobiliária e incorporadoras.

O mercado de trabalho
Há oportunidades em imobiliárias, construtoras e incorporadoras. O tecnólogo é chamado para atuar no planejamento dos lançamentos, na captação e administração da carteira de clientes, avaliação mercadológica, corretagem e administração imobiliária. Outra opção é prestar serviço como consultor autônomo para construtoras e grandes empresários interessados em investimentos. A demanda continua aquecida em São Paulo e Rio de Janeiro, onde existe grande número de lançamentos residenciais e comerciais, revelando um mercado crescente para o tecnólogo. Só a capital paulista conta com duas vezes mais empreendimentos do que em 2009. Financiamentos com entrada cada vez menor e o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, têm dado impulso ao mercado de imóveis também nas cidades do interior e gerado postos de trabalho para o tecnólogo. "Os principais mercados ainda estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre", diz a professora Vânia Cristina Dourado, coordenadora do curso de Tecnologia em Negócios Imobiliários da Uni-Anhanguera, de Goiânia.


Salário inicial: R$ 3.500,00 (com comissão; fontes: profs. Antônio Baião Amorim, da FacisaBH, e Leda Lessa, da FIB-BA).

O curso

Esse curso contempla matérias essenciais para a boa negociação no mercado imobiliário. Além de economia, administração e direito, o currículo inclui conteúdos relativos a ética empresarial, legislação social, orçamentos e economia de mercado. A formação específica está voltada para três modalidades de direito (comercial, imobiliário e urbano), além de avaliação de imóveis e política urbana (urbanização e loteamento). O estágio é opcional e pode ser feito a partir do primeiro período.

Duração média: dois anos e meio.

Outros nomes: Gestão de Neg. Imob.; Gestão em Neg. Imob.; Gestão Imob.

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Processos Gerenciais

O tecnólogo dessa área aplica conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio. Ele planeja e dirige os recursos materiais e financeiros de companhias, bancos e escritórios. Gerencia o patrimônio empresarial e os funcionários, lida com orçamentos e investimentos e cuida do estoque de matérias-primas ou produtos finais. No setor financeiro, analisa os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamentos e fluxos de caixa, além de cuidar dos investimentos. Pode ter formação generalista e, assim, atuar em praticamente todos os setores administrativos de empresas de qualquer segmento. Ou mais específica, focada em um setor, como o portuário, o de seguros e o de previdência. Sua formação lhe permite, ainda, abrir e administrar o próprio negócio.

O mercado de trabalho

Esse profissional tem um conhecimento administrativo muito amplo, por isso encontra trabalho em empresas de todos os tamanhos e de diversos segmentos, incluindo o terceiro setor. "Considerando que mais de 50% do PIB do Brasil é do setor de serviços, com uma população predominantemente urbana, com crescimento do consumo em todos os setores, a atividade comercial tem um futuro animador", afirma Wilson Lussari, coordenador do curso de Gestão Comercial, da Unoeste. Em todo o país há demanda por esse profissional, mas na Região Sudeste há maior concentração de vagas.

Salário inicial: R$ 2.000,00 (fonte: prof. Marcelo Pinheiro de Lucena, da FatecPB).

O curso

Existe grande variedade de cursos nessa área, com os mais diversos nomes e ênfases. Alguns preparam o aluno para se tornar um empreendedor. Outros se voltam para algum segmento específico, como Carnaval (Estácio) ou equinocultura (Veris Faculdades). Mas, em qualquer um, aprende-se, fundamentalmente, a lidar com orçamentos, investimentos, recursos materiais, administração de pessoal, estratégias de marketing e gestão de processos. Economia, antropologia, psicologia e ética profissional são algumas das disciplinas de formação humana. Administração de materiais e de patrimônio, contabilidade, controle de qualidade e sistemas de informação gerencial e gestão de serviços complementam o currículo. Mesmo não sendo obrigatórios, algumas escolas costumam pedir um trabalho de conclusão de curso e recomendam que o aluno faça estágio.

Duração média: de dois a três anos.

Outros nomes: Gestão Comercial; Gestão Comercial (ênf. em bares e restaurantes); Vendas e Estrat. Comercial.

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